Como escovar os dentes do seu pet? Veja algumas dicas aqui.

Thumb Como escovar os dentes do seu pet? Veja algumas dicas aqui.

Segundo os especialistas é sim muito importante escovar os dentes do seu pet. O hábito é válido não apenas para espantar o mau-hálito, mas principalmente para manter a saúde bucal saudável.

Tenha sempre em mente que após as refeições os cães  ficam expostos aos restos de comida  que se depositam entre os dentes. Por isso, é importante saber como escovar os dentes dos cachorros. Pois trata-se de uma região que acumulam milhares de bactérias capazes de causar vários danos, inflamações e até mesmo infecções na dentição.

O ideal é a escovação já começar desde cedo, quando seu amiguinho ainda é um bebê. Nessa época, eles estão mais receptivos às novidades e aceitarão sem maiores problemas passar pelo procedimento. Se  seu pet já é adulto, a tarefa fica um pouco mais complicada. Isso ocorre, em  princípio, porque ele não está acostumado e pode estranhar, reagindo negativamente as primeiras tentativas. Mas fique tranquilo, nada que uma boa dose de paciência e amor não resolvam.

Veja os 2 itens essenciais para essa tarefa:

Massa:

Jamais uma pasta de consumo humano deve ser utilizada para a escovação dos dentes do seu pet. Saiba que quem tem que gostar do saber da pasta dental é seu cachorro e não você. Pensando nisso opte por opções exóticas como sabor de carne por exemplo.

Dedal ou escova de dente:

O dedal é anatômico e você deve usá-lo no seu dedo indicador para facilitar a escovação dos dentes do bichinho. Já a escova de dentes deverá ser especial para pets. Estas possuem cerdas ultramacias e, em geral, um cabo longo para facilitar a ação do dono. Os dois são ótimas opções. Para escolher qual será a melhor para o seu cão só depende de você e dele.

Agora é com você

O primeiro passo é acostumar o seu cachorro com o gosto da pasta e com o ato de escovar. Para inicio, antes de escolher entre a dedeira e a escova, você pode utilizar seu próprio dedo para escovar o dente do pet, com creme dental, introduzi-lo na boca do cachorro e realizar massagens suaves na gengiva dele.

Cada cachorro irá reagir de uma maneira, alguns não vão gostar e irão virar a cara no começo, outros vão achar a brincadeira divertida. O mais importante é que, mesmo que ele faça cara feia ou desvie, você deve insistir delicadamente, sem forçar e pouco a pouco. Dessa forma, ele perceberá que não tem nada a temer. Esse ritual deve ser feito sem pressa e com muita tranquilidade.

Somente depois que o seu pet se acostumar com o dedo na boca dele, é que você pode começar a introduzir a dedeira ou a escova. Essa etapa requer muito tato e carinho, já que o cachorro pode não gostar muito no começo de alguém colocando um objeto estranho na boca dele. Insista, brinque, faça carinho.

Repita esse procedimento diariamente em geral em uma semana eles já se deixam manipular normalmente. Se puder, realize a escovação nos dentes do pet em momentos-chave como na hora da brincadeira ou do passeio, para associar esse ato com algo prazeroso.

Depois de escovar os dentes, não é preciso jogar água e tampouco dar algo para que ele beba já que a pasta foi desenvolvida para esse fim

Siga-nos no Faceboock: Cachorro Feliz

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: